sexta-feira, 17 de junho de 2011

INFORMATIVO I MES JUNHO 2011

I – Prefeito pingarilho participa da entrega de kits de trabalho aos agentes comunitários de saúde.

II – secretaria municipal de educação promove curso de capacitação a 76 professores da rede pública municipal.












Na tarde de hoje (15 de junho de 2011), o prefeito Dr. Sérgio Pingarilho, a secretária municipal de Saúde Benedita Alvarenga e o coordenador do Pacs Enf. Paulo Ricardo, realizaram a entrega do Kit de Agente Comunitária de Saúde aos agentes integrantes do Programa em Prainha. A entrega aconteceu na sala de reuniões da referida secretaria.

Com o objetivo de garantir condições de trabalho nas visitas domiciliares e na avaliação das condicionalidades previstas no Programa durante o trabalho de campo, o kit é composto por uma mochila, duas camisetas, uma calça, um jaleco, um chapéu e dois livros específicos do ACS.
“O kit é uma ferramenta eficaz para que os agentes possam desempenhar melhor os seus trabalhos na comunidade com proteção e identificação. A entrega desse kit faz parte da política de valorização dos Agentes Comunitárias de Saúde abordada pelo município.
Os Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) compõe a Estratégia Saúde da Família (ESF) que é um elo entre a comunidade e a unidade de saúde. A ESF é uma tática permanente para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), na qual as equipes multiprofissionais atuam nas unidades básicas de saúde.
As equipes são responsáveis por um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitadas, nos aspectos de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes desse grupo populacional.
 As equipes atuam na orientação da comunidade sobre os principais cuidados que devem ser tomados para preservar a saúde. Além disso, elas mantêm um contato mais direto com o paciente, ajudando a identificar mais rápido os sintomas das doenças.
Esteve presente no evento no momento da entrega, Além do Prefeito Dr. Sérgio Pingarilho, a Secretária de Saúde Benedita Alvarenga, o Coordenador do PACS Enf. Paulo Ricardo, e ainda a Secretária de cultura e presidente do CMS (Conselho Municipal de Saúde) Isabel Catunda, Vico Miranda, Enfª. Nubia, Sr. Nonato Monteiro e outros.
Em seu discurso o Prefeito falou das conquistas que o município tem conseguido na área da saúde e pediu empenho e dedicação aos ACS pelo papel importante que é designado aos mesmos diante da população.






Aconteceu em dois dias, especificamente nos dias 13 e 14 de junho na sede da colônia de pescadores, uma capacitação para 76 professores da rede municipal, tal capacitação refere-se ao programa Escola Ativa que já existe a mais de Dez anos no Brasil, porém somente agora devido à sensibilidade da atual Administração com relação a educação no município foi possível afirmar o programa em Prainha.
A escola ativa tem como objetivos básicos:
 - Apoiar o sistema municipal de ensino na melhoria da educação nas escolas do campo com classes multisseriadas, fornecendo diversos recursos pedagógicos e de gestão;
  - F
ortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas a classes multisseriadas;
  - Realizar formação continuada para os educadores envolvidos no programa em propostas pedagógicas e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo;
  - Fornecer e publicar materiais pedagógicos que sejam apropriados para o desenvolvimento da proposta pedagógica e outros.
Coordenados pelas pedagogas Fahime Castro e Elizangela Esquerdo a referida capacitação está em seu segundo módulo, sendo recebido pelos professores com muito entusiasmo e com um nível aproveitamento excepcional.





Prainha – Pá, 16 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário