quinta-feira, 10 de junho de 2010

INFORMATIVO XXXIV ANO 2

I – BIBLIOTECA MUNICIPAL ANTÔNIO DE QUEIROZ TEIXEIRA RECEBE MELHORIAS.
II – CURSO PARA MERENDEIRAS SERÁ REALIZADO NAS COMUNIDADES POLOS NO INTERIOR DO MUNICÍPIO.
III – INSCRIÇÕES PARA CONSELHEIRO TUTELAR ACONTECERÁ NO PERÍODO DE 08 À 16/06/2010.
IV – PROJETO PRAINHA CIDADÃ RALIZA AÇÕES NA VILA DE SANTA MARIA DO URUARÁ.



A Biblioteca Municipal de Prainha, Antônio de Queiroz Teixeira, passou por uma ampla revitalização, tanto em sua estrutura física, quanto na ampliação e implantação do novo acervo, respeitando sua bibliodiversidade, considerando publicações literárias, de humanidades e ciências exatas, obras de referência (dicionários, enciclopédias, guias), periódicos, gibis, entre outros materiais de leitura.

Através do Projeto mais Cultura, tem como um dos objetivos a melhoria e qualificação dos ambientes físico, social e cultural das bibliotecas públicas municipais existentes, de modo a beneficiá-las a partir de suas necessidades prioritárias, como seleção e aquisição de livros e materiais de leitura, a exemplo de revistas, gibis, CDs, DVDs, entre outras publicações.

A reinauguração da Biblioteca Municipal aconteceu no dia 28 de maio de 2010, com a presença do Dr. Sérgio Massud, representando o Governo do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Cultura e a Fundação do Pará Tancredo Neves. Em suas palavras, enfatizou a importância da modernização e ampliação do acervo da biblioteca pública municipal Antônio de Queiroz Teixeira, ressaltando a todos e principalmente ao Prefeito Dr. Sérgio Pingarilho, que Prainha tem a segunda maior Biblioteca Pública do oeste do Pará ficando atrás apenas da biblioteca de Oriximiná, não só em tamanho, mas na diversidade de acervos, organização e modernização. Agradeceu ainda pela disponibilidade de seus colegas que vieram segundo ele, “ajudar na implantação e na formação da mão-de-obra que irão trabalhar nas Bibliotecas”; agradeceu ao Guilherme, professor da Fundação Tancredo Neves que veio para informatizar os acervos, facilitando a pesquisa dos visitantes, assim como pelo curso que foi ministrado pelo mesmo, aos bibliotecários da região da sede e das comunidades de: Boa Vista do Cuçarí, Pacoval e Tamuataí.

Esteve presente também no evento de reinauguração da Biblioteca a Professora Gerciane Flexa, representando os professores do município. Na oportunidade a mesma agradeceu pela modernização da biblioteca e falou da grande importância de uma biblioteca pública onde pessoas possam pesquisar e aprender com mais acessibilidade.

Usou a palavra também, o vereador e líder do governo na câmara municipal, Edmundo Pingarilho, onde na oportunidade agradeceu a Dr. Sérgio Massud, pela presença no município e por ter ajudado em mais essa conquista para a população de Prainha. Edmundo completou ainda dizendo que irá sem dúvida, procurar Massud mais vezes para que possa ser implantadas em breve, bibliotecas também no interior do município.

Na palavra do Prefeito Dr. Sérgio Pingarilho, o mesmo lembrou que em quase uma década, foi a primeira vez que foi feito tão importante trabalho de revitalização com ampliação de acervos, na Biblioteca Pública Municipal de Prainha. Continuou pedindo às pessoas que passem a ler mais, que aproveitem o espaço que ora é entregue; disse ainda, que é tão importante o ato da leitura, pois só assim o homem é capaz de descobrir o valor incomparável da verdadeira riqueza, que é o conhecimento.

Centenas de pessoas participaram do evento de reinauguração da biblioteca, dentre elas esteve presente também a Secretária Municipal de Cultura Isabel Catunda, a qual incansavelmente contribuiu para a organização de tal evento.

No período de 4 à 9 de junho de 2010, será realizado nas comunidades de Boa vista do Cuçarí, Itamucurí, Ipanema e Pacoval, treinamento para as merendeiras que trabalham nas escolas do município nas referidas localidades. O treinamento será ministrado pela proponente Dra. Neuza Sampaio e pela facilitadora Dona Merian Machado e tem como objetivo fundamental melhorar a qualidade da merenda que é oferecida em todas as escolas do município de Prainha seguindo o critério do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Essa sem dúvida é mais uma preocupação do governo Desenvolvimento Com Justiça Social, através da secretaria municipal de educação por seu Secretário Dr. Adamor Malcher.

Através do Edital Nº 01/2010 – CE – COMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que dá plenos direitos a Comissão Eleitoral designada pela Assembléia Ordinária de 22 de abril de 2010, para designar a partir do 08 à 16 de junho de 2010, as inscrições para concorrer a membro do Conselho Tutelar do município de Prainha e sendo esta fiscalizada pelo Ministério público, conforme disposto no referido Edital.

As inscrições serão realizadas no prazo acima especificado, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, na Tv. Augusto Montenegro S/N no Bairro da Paz, no horário das 08:00h às 14:00 h, de segunda à sexta-feira.

O Projeto Prainha Cidadã estará na Vila de Santa Maria do Uruará, nos dias 3, 4, 5 e 6 de junho de 2010, desenvolvendo mais uma ação de saúde para a população daquela região.
As ações que serão realizadas serão as seguintes:

• Consultas Médicas em clínica geral;
• Consultas de enfermagem;
• Atendimentos odontológicos;
• Coletas para o exame de prevenção do câncer de colo do útero;
• Verificação de PA;
• Serviços de Identificação (Carteira de identidade);
• Serviços de Registro de Nascimento;
 E muitas outras ações que serão realizados na Vila de Santa Maria pelo Projeto Prainha Cidadã (Resgatando Valores Negligenciados).

Prainha – Pa, 03 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário