quinta-feira, 29 de abril de 2010

INFORMATIVO XXX ANO 2

I – INCRA FAZ REUNIÃO EM PRAINHA E ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE AS PAES.



Aconteceu em Prainha no dia 27 de abril de 2010, um encontro de grande relevância para os moradores da área de várzea do município, onde na oportunidade foi amplamente debatido através de oficinas, o Processo de elaboração de Planos de Utilização de Projetos Básicos para o desenvolvimento do PAE, de área de Várzea no Baixo Amazonas / Pará. No referido evento debateu-se sobre a etapa final da parceria de um Convênio de dois anos, tendo o objetivo da construção dos planos de utilização dos Projetos Básicos para o desenvolvimento sustentável dos seguintes PAES: Ilhas Reunidas e N. Sra. Perpétuo Socorro, onde envolvem diretamente cinco comunidades do município de Prainha. O encontro aconteceu no prédio do Salão Paroquial onde estiveram presentes os senhores: Fagner, do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Edilvar Pimentel, da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Márcio Santos e Rafael, do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), além de autoridades do município como o Prefeito Dr. Sérgio Pingarilho e o vice-prefeito Dr. Adamor Malcher; estiveram presentes também os vereadores José Cley, Délfem Ferreira e o líder do governo na Câmara Municipal Edmundo Pingarilho; marcaram presenças ainda, secretários de governo municipal e moradores das PAES/Prainha.




O representante da colônia de pescadores Edinaldo Ribeiro, lembrou da luta incansável que as associações tiveram, para que as mesmas pudessem ter a oportunidade de debater democraticamente sobre as decisões peculiares às referidas localidades. Segundo o mesmo, o governo anterior usava de boicotes junto à população das áreas onde havia possibilidades de aplicação de tal Projeto, simplesmente com o objetivo de estagnar a região para facilitar a seu favor o processo político, seguindo a ideologia de quê, “uma vez o povo fragilizado, torna-se fácil de ser manobrado politicamente”. Porém, essa época passou, acrescentou o representante da Colônia Z-31, pois o exemplo está aqui, onde o Poder Executivo através do Prefeito e seu vice estão de mãos dadas com as causas do povo.



O ex vereador Badé, cobrou agilidades para os demais projetos referentes à criação das Paes; assim como o representante da comunidade do Xicantã, Santos Lobato.

















Usou a palavra também o presidente da Pae Ilhas Reunidas, que se compõe pelas comunidades de Tocó, Torrão e Ipanema. O representante agradeceu aos órgãos responsáveis pela organização e manutenção do Projeto, agradeceu muito a presença do Prefeito e seu vice, em tal encontro, e solicitou mais presença de representantes do governo municipal para que juntos possam garantir ainda mais benefícios à referida região.

A PAE N. Sra. Perpétuo Socorro tem uma área total de 6.527 (seis mil quinhentos e vinte e sete) hectares, sendo esta área ocupada pelas comunidades Arruda e Itanduba. De acordo com a Relação de Beneficiários do INCRA estão assentadas sessenta e seis famílias, porém a capacidade do PAE é de cem unidades agrícolas familiares.

A PAE Ilhas Reunidas tem uma área total de 6.000 (seis mil) hectares, estando inseridas nessa área, as comunidades Ilhas do Torrão, Ipanema e Ilha do Toco. A Relação de Beneficiários do INCRA feita em 2006 contém 118 (cento e dezoito) famílias. A portaria nº 17, de 13 de outubro de 2006, estabelece a capacidade total de 120 (cento e vinte) unidades agrícolas.

Prainha-Pá, 29 de abril de 2010.