quinta-feira, 6 de maio de 2010

INFORMATIVO XXXI ANO 2


I - REGIÃO DE BOA VISTA DO CUÇARÍ RECEBE AÇÕES DE SAÚDE DO PROJETO PRAINHA CIDADÃ.

II – PRAINHA RECEBE 1º CURSO DE PISCICULTURA.




Nos dias 1, 2 e 3/05/2010 o Projeto Prainha Cidadã esteve pela terceira vez na região de Boa Vista do Cuçarí. No dia 1º as ações foram oferecidas aos moradores da comunidade Itamucurí, no dias 2 e 3/05, na Vila de Boa Vista do Cuçarí, onde na oportunidade centenas de pessoas foram atendidas com consultas médicas, consultas para prevenção do câncer de cólon do útero, serviço de odontologia (extração de dentes), campanha de vacinação, vacina contra

H1 N1, registro de nascimento, cartão SUS, nas crianças de até 4 anos que estão em sala de aula foi realizado pela Psicóloga Patrícia o exame ocular para análise de possíveis problemas de ‘tracoma’, os quais por sua vez serão tratados posteriormente.





A coordenadora do Projeto e 1ª Dama do município Dra. Deusa Merian, que tem se doado incansavelmente, é sem dúvida uma mulher guerreira, que não mede esforços para ajudar as pessoas que residem nas mais distantes localidades do município de Prainha.

Em Boa vista do Cuçarí, onde o Projeto ‘Prainha Cidadã’ já esteve presente em três oportunidades, a demanda referente à procura por atendimento médico, odontológico e etc., foi muito superior a capacidade oferecida pelo Projeto.


É bom ressaltarmos, que o lema do Projeto Prainha Cidadã é ‘Resgatando Valores Negligenciados’, por tanto, a atual administração está voando contra o tempo, no sentido de poder oferecer para a população, DIREITOS básicos e fundamentais que simplesmente nas administrações anteriores foram colocadas de lado, pelo fato de tais ações não serem politicamente sinônimos de centenas de votos para os mesmos. Porém a atual gestão municipal, na pessoa do prefeito Pingarilho e de seu vice Adamor, tem dado o total apoio ao projeto Prainha Cidadã, sempre com o entendimento de que tais ações não são suficientes para

solucionar todos os problemas de uma só vez, mas com responsabilidade e compromisso que tem com o povo mais sofrido de todos os recantos do município de Prainha começaram a diminuir tais exclusões sociais.

Dessa vez o Projeto ofereceu alguns benefícios inéditos e importantíssimos ao povo da região de Boa Vista do Cuçarí. Por exemplo, podemos destacar o atendimento odontológico onde centenas de crianças e adolescentes foram atendidas com extração de dentes, receberam kits para a higiene bucal assim como informações para uma boa escovação.

Foi oferecido também 1ª via do registro de nascimento principalmente para as crianças recém nascidas e crianças que estão em salas de aulas, mas não possuíam se quer o registro de nascimento, dificultando dessa forma até mesmo o cadastro junto ao Programa bolsa família.

O cartão SUS também foi outro benefício oferecido a população da região através da entrega imediata do cartão aos cidadãos que foram atendidos pelo Projeto.

Na noite do dia 2 de maio, foi realizado através da Secretaria Municipal de Cultura e Desporto, através da Secretária Isabel Catunda e do chefe

do departamento de cultura Pedro Farias, uma noite cultural com a participação de três grupos: Os Corajosos, Tropa de Elite e Rebolation, o qual foi o vencedor da gincana cultural.

O projeto Prainha Cidadã, agradece a região de Boa Vista do Cuçarí pela calorosa recepção e apoio dado através dos profissionais de educação e de saúde da região. O Projeto se prepara para a próxima ação que será realizada na região do rio Tamuataí.











A Secretaria Municipal de Produção estará realizando nos dias 12, 13, 14 e 15 de maio de 2010, o primeiro curso de Piscicultura no município de Prainha, através de uma parceria com SEPAQ (Secretaria de Pesca e Aqüicultura do Estado), trata-se de uma ação inovadora trazida pelo governo municipal através do secretário de produção Rosemiro Gomes. Tal curso beneficiará centenas de áreas propícias para a execução de tal projeto, incentivando aos moradores, a aderirem a Piscicultura como fonte de renda sustentável, e principalmente sem degradarem a natureza.

O 1º Curso de Piscicultura será ministrado pelo engenheiro agrônomo Sr. Noronha.

Prainha – Pá, 05 de maio de 2010.