quinta-feira, 8 de outubro de 2009

INFORMATIVO VII

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DO GABINETE DO PREFEITO DO MUNICÍCIO DE PRAINHA – PARÁ.
Por: Adenilson lobato Ferreira
E-mail:
lobato-e-seu-teclado@hotmail.com

Informativo
I – ADEPARÁ-PRAINHA SE PREPARA PARA FAZER GEO-REFERENCIAMENTO DE ÁREAS RUARAIS NO MUNICÍPIO.

II – PARCERIA ENTRE INCRA E SEMAGRI BENEFICIA MAIS DE DUAS MIL PESSOAS COM A 2ª ETAPA DO PROJETO CIDADANIA NO CAMPO.

III - EQUIPE DO GOVERNO PARTICIPA DE CONFERÊNCIA DO ZEE (Zoneamento Ecológico - Econômico), EM MONTE ALEGRE.


A ADEPARÁ, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e apoio da Prefeitura Municipal de Prainha, começaram no dia 07 de setembro as visitas que serão realizadas em todas as propriedades rurais, com o objetivo de atualizar o cadastro, bem como, fazer novos cadastramentos através do processo de geo-referenciamento. A equipe iniciará seus trabalhos pela região do Coatá, após fazer o levantamento de toda a Colônia, a mesma equipe irá para a margem direita do município de Prainha.
É importante ressaltar que tal levantamento é de grande relevância para o setor Agropecuário de toda a região, no sentido de MONITORAMENTO e ACOMPANHAMENTO, levando à região, de Status de alto risco para baixo risco, fazendo com que o Estado possa retornar o nível de importante exportador de carne bovina, melhorando dessa forma, a vida do pequeno ao grande produtor rural de toda a região.


As ações da 2ª etapa do Projeto Cidadania no Campo iniciaram-se pelas Regiões de Pacoval e Boa Vista; no retorno atenderam as comunidades de Itamucurí, Ipanema até a sede do Município onde permaneceram por dois, atendendo centenas de crianças, adolescentes e adultos, com emissões de carteiras de identidade, CPF, Registros de Nascimento, Carteiras de Trabalho, cortes de cabelo, manicure e pedicure, etc.
O Projeto é do Governo Federal (INCRA) e contou com a parceria da Prefeitura de Prainha, através da Secretaria Municipal de Agricultura.
Mais de Duas Mil pessoas foram beneficiadas com a 2ª etapa do Projeto Cidadania no Campo, levando ao povo a dignidade com responsabilidade social. Crianças a partir de 10 anos de idade puderam tirar sua Carteira de Identidade, grande parte dessas crianças não tinham sequer Registro de Nascimento e, através do Projeto, puderam ter a oportunidade de conquistar o prêmio de autêntico cidadão brasileiro.
A equipe organizadora do Projeto Cidadania no Campo, em nome do Secretário Municipal de Agricultura Rosemiro Gomes, agradece a todos que se doaram nesses dias, fazendo com que milhares de prainhenses pudessem a vir conquistar sua cidadania.


No período de 30/09 à 02/10/2009 Aconteceu na Cidade de Monte Alegre uma Audiência Pública, com o objetivo de debater sobre o ZZE (Zoneamento Ecológico-econômico), que trata-se de um instrumento importantíssimo de orientação das ações de governo, da iniciativa privada e da sociedade em geral para uso e aproveitamento responsável de recursos naturais disponíveis no Estado do Pará e especificamente na região da Calha Norte.
O governo do Estado, líderes municipais pessoas interessadas no assunto, enriqueceram o debate nos três dias de reuniões.
Vários assuntos importantes foram debatidos dentre os quais podemos destacar os seguinte:
- Discussão sobre a Flota Parú e suas delimitações;
- A questão fundiária;
- Reivindicação sobre a atualização de mapa, ou seja, em vez de 1:250.000 fosse apresentado uma mapa de 1:100.000, que permite um maior detalhamento das áreas;
- Foi debatida redução de 80% para 50% da Reserva Legal;
- Foram definidas áreas de relevante potencial Ecoturístico (Comunidade do Cupim, Jatuarana, Km 17, Lago Geral, Laguinho, Bebedouro, Rio Outeiro, Rio Cajueiro, Rio Limoal, entre outros também os Sítios Arqueológicos);
- Definição das área de assentamento: Xicantã, Pracubal, Ilhas reunidas e Itanduba.
A Audiência Pública foi realizada no Colégio Estadual Horlando Costa.
Após a aprovação do ZEE, no âmbito Estadual caberá as aos Municípios elaborar o Projeto de Zoneamento local, assim numa esfera mais específica serão definidos os tipos de gestão territorial, cujo os indicativos irão proporcionar à gestão pública onde devem ser aplicados os incentivos e investimentos de obras, programas e projetos públicos.

Prainha – Pará, 07 de Outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário