quarta-feira, 14 de outubro de 2009

INFORMATIVO VIII

Informativo

I – BAIRRO SANTO EXPEDITO PROMOVE I FESTIVAL DO ACARÍ.
II – PROJETO PRAINHA CIDADÃ LEVA AÇÕES DE SAÚDE À REGIÃO DO TAMUATAÍ.
III – QUEDA DO FPM PREJUDICA VÁRIAS MUNICÍPIOS.


Vereador Cley, Natalina Jardim, Sec. de Educação
Pedro Gomes e Juci, Rainha do Rodeio2009
Aconteceu no dia 10 de outubro de 2009 no Município de Prainha, o I Festival do Acarí, evento que foi organizado pelos moradores do bairro Santo Expedito. Das várias atrações realizadas, a que sem dúvida chamou mais atenção da população, foi a escolha da Garota Molhada/2009, no momento do desfile o povo foi ao delírio, observando todos os detalhes da beleza, desprendimento, charme e alegria proporcionado pela apresentação contagiante das 05 concorrentes.
Com relação ao cardápio, não poderia ser mais convidativo e diversificado para atender os mais variados gostos, tudo é claro feito a base do saboroso acari. O povo pode saborear Acarí no tucupi, Acarí Guizado, Bolinho e Panqueca de Piracuí e o famoso Acarí Assado, tudo preparado com capricho pelo Chefe e Professor Cris.
Após o desfile, a grande vencedora do Concurso Gata Molhada, a belíssima Natalina Jardim, recebeu da jovem Juci (Rainha do Rodeio 2009) a Faixa e, em seguida, o prêmio de vencedora que foi entregue pelo Sec. Municipal de Educação Pedro Gomes.




Mais uma vez ações de saúde são realizadas no Município de Prainha através do Projeto Prainha Cidadã beneficiando, dessa vez, as comunidades da região do Tamuataí.
Apesar da grande dificuldade que a embarcação teve para chegar às comunidades, as ações que foram oferecidas sob coordenação da Dra. Deusa Merian, 1ª Dama do município, fizeram centenas de pessoas contentes, por serem beneficiadas em suas próprias localidades.
Várias ações de saúde foram desenvolvidas como:
- Exames em Clínica Geral;
- Exames de Enfermagem;
- Exames de prevenção do câncer de colo de útero;
- Extração de dentes (Odontologia);
- Vacinação para crianças e adultos;
- Vacinação canina, e etc.
É importante ressalta que o Projeto Prainha Cidadã conta com a colaboração dos alunos Universitários da UEPA, o Projeto é coordenado pela Dra. Deusa ‘1ª Dama do Município’, e tem o apoio total da Prefeitura de Prainha. O referido Projeto já beneficiou centenas de pessoas, nas mais distantes comunidades.


A crise econômica que abalou o Mundo deixou vários municípios em estado precário, principalmente os que dependem diretamente dos recursos oriundos da União, como é o caso do município de Prainha e muitos outros. O Brasil foi um dos primeiros países a sair da crise, mas para isso teve que tomar várias atitudes urgentes como, por exemplo, a isenção ou diminuição da alíquota do IPI (Imposto sobre produto Industrializado) dos automóveis e de alguns eletrodomésticos, com o objetivo de estimular o poder de compras do cidadão, fazendo com que as indústrias permanecessem com seus funcionários e, naturalmente, aquecendo a economia do País. Mas por outro lado as Prefeituras tiveram grandes perdas com a queda do FPM (Fundo de participação dos Municípios), imposto que tem como maior fonte o IPI. Dessa forma Prefeitos em todo Brasil buscam maneiras de diminuir despesas, outros buscam unificar Secretarias, em fim, até que o FPM normalize, trazendo consigo um pouco de tranqüilidade para os Gestores municipais.
É importante destacar, que o Governo Federal, está começando a retomar gradativamente, o IPI, dessa forma a esperança de breve normalização do FPM é grande. O Governo também irá liberar recursos gradativamente, como forma de recompensar tais perdas do FPM, para que as arrecadações pelo menos se equivalem a de 2008.

Prainha- Pará, 14 de outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário